Mudança: parte da rotina de um empreendimento

Mudança: parte da rotina de um empreendimento

A mudança já é considerada parte integrante da rotina, uma característica permanente e cada vez mais marcante na gestão de um empreendimento. Embora as mudanças sejam rotineiras, isso não é o caminho menos desafiador.

 

A pandemia transformou a sociedade, gerou um forte impacto na forma como as organizações atuam e devem atuar.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/ FGV), algumas respostas ao COVID-19 implementadas por 1 a cada 7 empresas devem se tornar permanentes nas práticas de trabalho.

 

O virtual tornou-se mais presente, intermediando relações sociais e processos. O social selling, ou seja, a venda por meio das redes sociais cresceu, e o relacionamento cliente e empresa se modificaram.

 

Para ajudar na gestão de mudanças, os produtos do portfólio do Programa de Afiliados Algar Telecom podem ajudar, com por exemplo, o Cloud Backup, o Office 365 e o Gestão de Redes.

 

É estranho dizer, mas o futuro é agora. E quanto mais cedo aceitarmos que as mudanças que hoje acontecem vieram ficar, mais cedo será possível o desenvolvimento de negócios mais adaptáveis, modernos e, consequentemente, mais lucrativos.

 

Quais os desafios da gestão da mudança?

 

O grande desafio da gestão de mudança está em engajar a todos os colaboradores para que percebam a necessidade desse processo.

 

Existem dois tipos básicos de mudanças: as estruturais e as organizacionais. O primeiro, envolve a formulação hierárquica do negócio e o segundo, o nível de processos e procedimentos presentes na empresa.

 

Nesse tipo de mudança, o desafio é a desconstrução de modelos e estruturas ultrapassados da organização.

 

A mudança organizacional se refere à transformação de uma questão intangível: a cultura organizacional da empresa, ou seja a forma como todos lidam com o valor da mudança.

 

Qual o papel da TI?

 

A TI exerce papel estratégico na condução das organizações, sendo responsável por grande parte das inovações e melhorias nos processos e decisões. É a partir da TI que partem as principais inovações nas empresas, instaurando novos conceitos tecnológicos e implantando sistemas inovadores.

 

Dessa forma se cria um senso de valorização das mudanças e a disseminação dessa cultura pelos diversos outros setores da empresa, reforçando o valor do novo.

 

Por fim, a gestão da mudança é um processo profundo e que envolve tanto questões físicas e tangíveis, quanto elementos psicológicos, como a motivação e criação de um senso de importância em inovar.

 

Os desafios existem, mas é possível contorná-los e os produtos da Afiliados Algar Telecom podem te auxiliam nesse processo. Acesse e conheça nosso portfólio.

Bruna
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website