fbpx

Entenda as diferenças entre serviços backup em nuvem e armazenamento em nuvem

Primeiramente, o backup em nuvem é aquele voltado exclusivamente para salvar dados de sistemas e dispositivos em uma infraestrutura de cloud computing.


É um serviço que faz, automaticamente, o backup dos arquivos, ou seja, o principal objetivo do backup em nuvem é ter uma cópia dos dados dos principais sistemas e arquivos da empresa. Isso garante, de fato, a segurança deles em casos sequestro de dados, por exemplo.


Por outro lado, o armazenamento em nuvem, é uma ferramenta voltada para a sincronização das informações entre vários sistemas, permitindo o acesso e o compartilhamento de dados entre vários dispositivos e usuários com acesso à internet.


A grande diferença é: ele não cria cópias dos arquivos, apenas os centraliza em um servidor on-line. Ou seja, se você apaga um arquivo do seu PC, e estiver sincronizado com a nuvem, será excluído de todos os outros dispositivos, sem chance de recuperação.


Por outro lado, o backup em nuvem permite a restauração de versões anteriores caso arquivos sejam corrompidos, uma vez que cria cópias dos sistemas, programas e arquivos da empresa.


Segurança dos dados
Ano passado, um sem número de falhas de segurança foram exploradas por hackers que aproveitaram o boom do home office, imposto pela pandemia da COVID-19. Muitas dessas brechas estavam em empresas gigantes de Tecnologia e órgãos públicos.


Por isso, no sistema de backup em nuvem a criptografia é uma das etapas executadas pelo software responsável por compactar e enviar os dados para servidores remotos.


Muitos softwares de Backup, por exemplo, notificam os seus clientes quando a chave de encriptação é alterada, dessa forma, a gestão de segurança tem maior nível de segurança.


Facilidade de recuperação
Um usuário acidentalmente excluiu algo importante? Não precisa se desesperar. O backup na nuvem realiza as cópias em intervalos pré-definidos e cria históricos dos arquivos copiados e, por conta com a nuvem, você consegue restaurar as informações sempre que for preciso.


Além disso, o serviço apresenta vários níveis de redundância – isso é várias cópias dos dados em locais diferentes -, com isso a recuperação é mais rápida e simples, prezando sempre pela segurança da informação.


O Cloud Backup
O Cloud Backup é um serviço de backup em nuvem oferecido pelo Programa de Afiliados Algar Telecom que é capaz de garantir a segurança necessária para os dados da sua empresa. Conheça mais acessando cloudbackup.algartelecom.com.br.

Amanda Kristiny
1 Comment
  • Mauro Barcellos Filho
    Responder
    Posted at 3:35 pm, março 15, 2021

    gostei otimoconteudo.

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website