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Como fazer um plano de negócios?

O plano de negócios é uma ferramenta de gestão que vai auxiliar o empreendedor a fazer todo o planejamento do seu negócio, mapeando e detalhando os passos e etapas para alcançar os resultados esperados por você.

 

Com o plano de negócios é possível ter amplo controle da sua empresa, bem como monitorar e gerir seus objetivos e resultados, tendo assim um aliado para o alcance do sucesso.

 

Como montar o seu plano de negócios
 

Se você está começando a empreender agora, esse é o momento para fazer o seu planejamento, desenvolver estratégias, estudar o mercado e ter um plano que se adeque às necessidades do seu negócio.

 

Porém, se você já tem o seu empreendimento e não pensou nessas questões antes de dar o primeiro passo, ainda é tempo e fará uma grande diferença para o crescimento da empresa.

 

Existem alguns tópicos básicos que devem ser contemplados no Plano de Negócio, são eles:

 

  • Sumário: a primeira parte, onde você resumirá todos os itens mais importantes, como, por exemplo, a missão, diferencial, produtos e serviços, perfil de cliente e valores de investimento.

 

  • Análise de Mercado: vai auxiliá-lo a compreender melhor o mercado em que está inserido. O que é primordial para segmentar os clientes, analisar sua concorrência e também seus fornecedores.

 

  • Plano de Marketing: apresentará quais estratégias serão usadas para a venda e divulgação do produto ou serviço. Nessa parte, é importante pensar na identidade e tom de voz da marca, além de definir quais serão os canais de comunicação. Por exemplo, em quais redes sociais a empresa estará presente.

 

  • Plano operacional: será definido nesta etapa como será o funcionamento do seu negócio e quais os passos que serão seguidos para efetuar as vendas. É o momento, onde você analisa desde a compra da matéria-prima ou desenvolvimento do serviço até a forma como será entregue ao cliente.

 

  • Plano Financeiro: nele, você irá descrever tudo que envolva os valores para manter a sua empresa em funcionamento: gastos, investimentos e capital de giro.

 

Já deu para perceber que montar um plano de negócios envolve muito estudo e análise estratégica, não é? Mas, essa é uma forma de se preparar e, inclusive, estar prevenido para possíveis imprevistos. Assim, você consegue desenvolver uma visão mais acurada dos objetivos a curto e longo prazo da sua empresa e identificar as melhores formas de alcançá-los.

 

Entretanto, é preciso ressaltar que o plano de negócios não é algo fixo, que não pode ser mudado. Pelo contrário, à medida em que seu empreendimento cresce e você conquista mais conhecimento de mercado, é recomendável atualizar o planejamento. Por exemplo, identificar as estratégias bem sucedidas e o que deve ser mudado.

 

Qual a importância do planejamento para o seu negócio
 

Com um planejamento em mãos será possível imaginar qual é a projeção do seu negócio a longo prazo, como será seu funcionamento no mercado e o retorno financeiro que será obtido. Isso também torna o processo de conseguir sócios ou investidores mais fácil, pois você terá em mãos todo seu empreendimento planejado e organizado e pode oferecer a eles uma ideia mais concreta do que consiste a sua empresa.

 

No futuro, também será possível comparar quais eram seus planos iniciais, em quanto tempo foram realizados e como a empresa se encontra. Isso é imprescindível para acompanhar o crescimento ou, até mesmo, perceber uma estagnação e criar planos para mudança.

 

Vivemos em um mundo em constante mudança, lembre-se: ter um empreendimento significa buscar conhecimento sobre a área continuamente, se atualizando e aperfeiçoando cada área. Incentive a sua equipe a fazer o mesmo também.

Bruna
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