fbpx

Gerenciando o Cloud Backup sem mistérios

Gerenciando o Cloud Backup sem mistérios

Os sistemas de armazenamento em nuvem vêm revolucionando o mundo corporativo com soluções que oferecem um custo mais baixo, menos pessoas envolvidas e processos, em sua maioria, mais seguros e eficientes.

Tudo isso porque o cloud backup permite que algumas tarefas operacionais sejam feitas de maneira automática e online, sem a necessidade de uma máquina específica para isso ou de um espaço físico destinado exclusivamente ao armazenamento e gerenciamento dos arquivos e documentos.

Atualmente tudo acontece “na nuvem”. As empresas movem aplicativos, gerenciam sistemas e armazenam arquivos na nuvem. E para fazer o melhor uso desses sistemas e suas ferramentas, é preciso se preparar para contratação dos serviços e ser vigilante no gerenciamento do armazenamento. Quais as melhores estratégias ao contratar o armazenamento? O que precisa ser avaliado? Quais pontos relacionados à segurança exigem consideração? Quanto preciso investir e quem da minha equipe precisa ser envolvido nesse processo? São muitos pontos a serem avaliados e neste post serão destacados os principais para você dar o ponta pé inicial na migração para o Cloud Backup mantendo seus dados e informações confidenciais protegidos.

O modelo ideal

De maneira geral, os sistemas de cloud backup podem transformar a cultura organizacional de uma empresa, proporcionar suporte e oferecer velocidade e agilidade, especialmente para a área de TI, além de mitigar o risco com perdas de informações importantes e apoiar modelos de trabalho diferente, 100% remoto, híbrido ou até mesmo 100% presencial.

Para pensar no gerenciamento desses sistemas é preciso considerar alguns pontos: investimento necessário, treinamento e monitoramento. O sistema de nuvem seguro só é possível se ele for pensado desde o início para o usuário final. Uma equipe bem treinada que entenda a importância da verificação de algumas informações antes do acesso ao armazenamento, por exemplo, pode facilitar a gestão e manter a sua privacidade de dados. 

Segurança em primeiro lugar

O principal propósito em fazer a migração de um modelo de backup tradicional para o modelo de armazenamento em nuvem é a segurança. Os fatos de uma empresa não depender de uma única máquina, nem de dispor de espaço físico extra para isso, são grandes facilitadores. Mas, no uso de maneira geral, é preciso se atentar a alguns pontos:

– Autenticação multifatorial: é a maneira mais garantida de evitar invasões, extravio e o uso de senhas que enfraquecem a segurança do sistema.

– Gerenciamento de senhas: as sugestões feitas pelo próprio sistema, as chamadas senhas fortes são um bom começo. Além disso, adote uma política de troca periódica de senhas entre os usuários.

– Monitoramento e registro das atividades: essa é etapa é importantíssima para controlar quem tem acesso aos dados, como esse acesso se dá e quando ele deve ser terminado a depender de adequações na equipe. Além disso, é a partir desse passo que se entende se o serviço de cloud backup contrato continuar atendendo as demandas do seu negócio ou se precisa se ajustar no que diz respeito a capacidade de armazenamento e funções.


À medida que mais pessoas e empresas adotam o uso da nuvem, a segurança desse tipo de serviço vai se tornando uma prioridade na arquitetura de TI e nas estratégias de segurança da informação.

A consciência da necessidade de manter os dados, a maior riqueza de um negócio, protegidos, possibilita que um negócio desfrute melhor o desempenho e as funcionalidades dentro do cloud backup.  Por isso, estude e invista no treinamento e no melhor uso dessas ferramentas, pelos conteúdos do nosso blog. Você e o seu empreendimento só têm a ganhar com isso.

Geovana
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website