fbpx

A importância das Micro, Pequenas e Médias Empresas

O dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é celebrado na data 27 de de Junho, de acordo com uma proclamação feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas realizada no ano de 2017. O intuito do registro desta data é que, anualmente, seja evidenciada a importância dos pequenos e médios negócios nas economias locais e globais em todo o mundo.

 

A importância e o impacto econômico que empresas de pequeno e grande porte possuem é grande. De acordo com o Sebrae, as pequenas empresas representam:

 

  • 27% do PIB Brasileiro
  • 52% dos empregos com carteiras assinadas
  • 40% dos salários pagos no país.

Em conjunto com o crescimento em quantidade e economicamente dos pequenos negócios, cresce também a confiança: registrando 93,5 pontos no Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) em maio de 2021, alcançando o maior nível desde dezembro de 2020.

 

Crescimento e confiança na realidade brasileira
 

Em 2020, foram abertas 1,4 milhões de novas micro e pequenas empresas no Brasil, e de acordo com dados recentes, apenas 3 em cada 10 microempreendedores nos últimos 5 anos fecharam suas portas, obtendo assim, uma baixa taxa de falência. De acordo com uma pesquisa feita recentemente pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, os setores com maior tendência de crescimento e recuperação são o comércio, serviços e indústria.

 

A incerteza na economia, diante do cenário da pandemia, faz com que os investidores e todo os empreendedores no mundo sintam receio e se contraiam quando o assunto é investir em novas oportunidades. Contudo, podemos dizer que o cenário mundial frente à distribuição de vacinas e retomada gradual da economia “ao normal” estimula o otimismo e projeta mais investimentos para o futuro das PMEs.

 

É importante ressaltar que, para negócios inovadores, tecnológicos e funcionais, o investimento pode ser buscado tanto dentro quanto fora do Brasil, visto que diferentes países podem ter necessidades parecidas de empreendimento, incluindo aí um plano de negócios bem elaborado do seu empreendimento para que o faça crescer.

Bruna
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website