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Como descobrir o melhor canal de vendas para o seu produto?

Para que o seu produto ou serviço chegue até o seu consumidor é necessário que eles estejam nos canais de vendas ideais para sua empresa e seu público. É a partir do estudo do público da sua empresa que você poderá definir melhor quais canais se encaixam, pois assim será possível saber para onde direcionar suas vendas e onde seus consumidores estão localizados.

Existem meios online e off-line de canais de venda que podem ser utilizados em conjunto.. Será muito importante entender para quais consumidores seu produto ou serviço se dirige, assim, é possível definir o potencial de cada canal e como ele será utilizado.

Quais opções de canais de vendas existem?
 

Atualmente são várias as possibilidades de canais de vendas, tanto off-line quanto online. Em off-line podemos citar, por exemplo, a venda diretamente em lojas físicas, franquias ou escritórios para prestação e contratação de serviços. Além das vendas por telefone, no já famoso telemarketing.

Porém, diante do cenário da pandemia, muitos empreendedores viram a necessidade de estender os seus negócios para as plataformas digitais que oferecem inúmeras estratégias e canais para o comércio. Confira alguns deles:

Loja online
 

Uma das opções é criar um site de domínio próprio para sua empresa, onde os produtos ou serviços serão oferecidos diretamente aos consumidores. Entretanto, para isso, é preciso pensar em como criar um layout que ofereça uma experiência de navegação agradável ao usuário, com versão para mobile, com uma infraestrutura segura e rápida.

Marketplace
 

Outra alternativa de canal de venda online são os marketplaces. Mas, o que é isso? São empresas que já possuem uma plataforma de venda pronta e oferecem a possibilidade de que empreendedores comercializem seus produtos e serviços dentro desse espaço. Por exemplo, a Submarino, Amazon e Magazine Luiza.

A vantagem, nesse caso, é que você não precisa criar uma loja do zero e terá o suporte da plataforma. Sendo que várias delas oferecem controle de estoque online e canais de atendimento ao cliente.

Redes Sociais
 

As redes sociais têm cada vez mais se tornado um espaço para vendas, muito além da divulgação, o consumidor pode finalizar a compra dentro do Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo. Ou seja, você pode aproveitar esses canais para estreitar o relacionamento com seu público e ainda fechar vendas, sem a necessidade do intermédio de outras plataformas.

Qual desses canais de venda escolher?
 

Agora que você já conhece um pouco mais das especificidades de cada canal de venda, é importante ressaltar que não é preciso optar por um só, Pelo contrário, o seu plano de negócios pode conter estratégias diferenciadas considerando cada plataforma que você veja como interessante para seus consumidores em potencial.

Antes de se decidir é primordial conhecer quem são seus possíveis clientes. Faça uma pesquisa de mercado, analise os hábitos do seu público. Por exemplo, eles são fortes usuários de marketplaces?

Quais são as redes sociais em que eles estão mais presentes? São pessoas que preferem fazer compras pessoalmente ou pela internet? Responder essas perguntas é a base para começar a traçar estratégias. Fique de olho também em seus concorrentes e onde eles têm marcado presença.

Omnichannel
 

Uma estratégia que pode te ajudar a utilizar vários canais de venda é o omnichannel, onde são utilizados diversos canais de comunicação para oferecer uma melhor experiência ao consumidor. É uma forma de oferecer uma venda mais personalizada e que atenda as necessidades do seu cliente.


Quer saber mais sobre isso? 


Confira o post em que explicamos sobre o que é Omnichannel.

Amanda Kristiny
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