fbpx

Entenda a contabilidade básica de uma PME

Entenda a contabilidade básica de uma PME

Qual a importância da contabilidade de uma empresa?


Ao iniciar o próprio negócio, seja ele de qual porte for, existem algumas necessidades que toda empresa vai possuir, a contabilidade é uma delas.

Não é indicado que a própria empresa faça a gestão total de sua própria contabilidade, tendo em vista que algumas tarefas e atribuições apenas o contador pode exercer. Soma-se ainda, o fator de que um empreendedor não consegue ou deve ter o domínio total de todos os assuntos que abrangem uma empresa. Portanto, pode ocorrer de o gestor da empresa não saber de algumas obrigações fiscais ou tributárias que podem acarretar problemas futuros.

A importância da contabilidade na sua PME é grande, visto que abrange assuntos como orientação do melhor regime tributário para se encaixar; cuidados com documentos fiscais; cálculo de impostos; capital de giro; e até mesmo precificação de produtos, para que você saiba corretamente qual valor de venda final que o seu produto deve ter.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que é importante para fazer a contabilidade básica?


Quando se trata de contabilidade é necessário ter atenção no que você pode cuidar e quando um contador é necessário. Já que você estará lidando com documentos fiscais e impostos, que como dito anteriormente, se não estiverem regulares e feitos da maneira correta, podem trazer problemas para sua empresa.

Entenda em qual categoria jurídica sua empresa se encaixa: Empresário Individual, Sociedade Simples, Sociedade Empresária Limitada ou Empresário Individual de Responsabilidade Limitada. Cada um desses possui características quanto à sócios e atuação no mercado.

Saiba o porte de sua empresa: Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte. Caracterizadas de acordo com o valor do faturamento anual realizado na empresa.

Para tributação, existem 3 categorias: Micro Empreendedores Individuais, Simples Nacional e Lucro Presumido. Todos se relacionam com quais impostos são pagos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esteja atento à tudo no seu negócio


Ter parceiros de confiança ajudam a deixar seu trabalho na empresa menos sobrecarregado. Tenha profissionais que vão deixar você tranquilo com o trabalho que farão para você. A contabilidade é séria e lida com muitos assuntos importantes de uma empresa, confie estes dados apenas no seu contador e sua equipe. É importante ter atenção em todos os setores e processos quando se tem uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Geovana
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website