fbpx

Como se preparar pra retomada da economia

Como se preparar pra retomada da economia

Aos poucos, os impactos negativos da pandemia no mercado de trabalho e em diferentes setores econômicos vão diminuindo. O avanço da vacinação permitiu essa retomada em larga escala e há grandes tendências de crescimento nos próximos meses. Segundo o último Relatório de Mercado Focus, a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2021 é de 5,29%.

Como pequenas ou médias empresas podem aproveitar melhor essa nova onda?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quais estratégias utilizar?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O investimento é um bom caminho para que o negócio tenha capital de giro e garantias de sobrevivência, além de melhorias em infraestrutura, ferramentas e profissionais qualificados. Busque por opções de crédito (bancos, Pronampe, Sebrae, etc) ou abra rodada de negócios para investidores.

Invista em tecnologia para gestão de dados, financeiro e marketing digital.

Invista em mão de obra: ter ao seu lado profissional que se alinhe aos valores e cultura da empresa, além de buscarem objetivos como os que traçou ao seu negócio. Os colaboradores são parte essencial da caminhada para o crescimento. Por isso, também é importante investir em melhorias e benefícios.

Planeje cada etapa da jornada que sua empresa irá percorrer, com metas. Mantenha avaliações dos processos e resultados, para que consiga mudar algo com antecedência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quais cuidados devem ser tomados?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saber aproveitar oportunidades requer também cautela e atenção em quais passos dar, pois devem se adequar ao nível em que a empresa se encontra, financeiramente e reputação no mercado.

Não estipule grandes saltos se não tiver certezas. É difícil prever 100% o que vai acontecer, mas estudar e fazer pesquisas vão te ajudar nas tomadas de decisão.

Ah, por fim, não utilize investimento financeiro para pagar dívidas. Dinheiro destinado ao crescimento deve ter esse fim e ajudar sua empresa a crescer.

Geovana
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website