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Erros nas vendas online que espantam clientes

Erros nas vendas online que espantam clientes

Uma pesquisa recentemente feita pela E-commerce Brasil indicou que o faturamento com vendas online dobrou nos últimos dois anos, saltando de 5% para 10% do total de vendas no varejo. Mesmo que alguns ainda insistam que esse crescimento foi impulsionado somente pela pandemia, é possível perceber que houve uma mudança no comportamento dos consumidores, que amadureceram a ideia de compra online. Ao mesmo passo, os comerciantes e empreendedores, sem terem para onde correr, se viram obrigados a investir em plataformas de vendas que pudessem ajudar na gestão dos pedidos, desde a compra ou a intenção de compra, à promoção dos produtos e entrega.
Entretanto, ainda é possível enxergar alguns gargalos ou pontos de melhoria que precisam ser trabalhados para melhorar as vendas em alguns negócios. Hoje listamos as falhas mais comuns cometidas em plataformas de vendas online dos mais variados nichos, como o alimentício, de roupas e sapatos, acessórios, móveis, etc.


Tempo de resposta no primeiro contato: A internet de fato deixa as pessoas mais ansiosas por respostas imediatas. Essa falsa ideia de que online significa 100% do tempo disponível pode prejudicar suas vendas caso o cliente não saiba os horários de atendimento do seu negócio.


Formas de pagamento: Uma das grandes barreiras para pessoas que ainda não realizam compras online são as formas de pagamento. Para que o seu negócio tenha credibilidade você precisa investir em formas de pagamento diversas, como crédito, débito, boleto ou pix, por exemplo. Não oferecer flexibilidade, como parcelamentos com ou sem juros, também afastam clientes.


Descrição incompleta dos produtos: Nada irrita mais um consumidor do que a falta de informações sobre o produto que ele quer comprar. Características como material, tamanho, peso, componentes e outros detalhes são essenciais. Há que se considerar que isso é direito do consumidor e, muitas vezes, a informação é valiosa para pessoas com alergias ou restrições alimentares, no caso do setor de alimentação, por exemplo.


Demora na entrega: Este é um problema campeão de vendas, pois envolve bom controle de estoque e logística. Não prometa a entrega para um prazo difícil de cumprir e sempre tenha uma margem de segurança, caso haja algum problema com o fornecedor do frete. Os consumidores não se irritam somente com uma demora além do normal, mas, principalmente, com promessas não cumpridas.

Pós-vendas inexistente: Essa área responsável pela retenção do cliente pra recompra é essencial, mas muito deixada de lado por parte das lojas online. É aqui que você descobre a satisfação do cliente com o seu serviço ou produto, o que pode gerar boas críticas e reviews. Além disso, caso tenha havido algum problema é nesse momento que você pode oferecer soluções ou vantagens que incentivem esse cliente a continuar comprando da sua marca.


Para evitar todos esses problemas e manter o negócio crescendo, uma boa plataforma de gestão de pedidos é indispensável. Com isso, sua empresa terá processos padronizados, sem o risco de falhas humanas e com tarefas automatizadas. Independentemente do mercado em que você atua, profissionalizar e investir em ferramentas que vão lhe trazer lucro é o caminho para se tornar mais competitivo.

Geovana
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