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E-mail Marketing Para Pequenas Empresas: destaque-se e promova sua marca

E-mail Marketing Para Pequenas Empresas: destaque-se e promova sua marca

O e-mail marketing para pequenas empresas é uma das ferramentas mais poderosas para conseguir se aproximar de clientes. Mas quem nunca enfrentou problemas com baixas taxas de abertura nos e-mails?

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Isso acaba gerando uma grande dúvida: como você pode promover a sua marca, manter os seus leads engajados e fazer boas ofertas de venda por e-mail? É isso que vamos ver agora.
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Neste artigo, vou te mostrar o que é e-mail marketing, por que você deve usá-lo e dicas para criar as suas próprias ações por e-mail.
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O que é e-mail marketing?

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Da mesma forma que, há não muito tempo, muitos profissionais enviavam cartas para fazer ofertas, também funciona o e-mail marketing.
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Assim, essa é uma estratégia que consiste em enviar comunicações através de um e-mail para uma lista de contatos, seja para fazer ofertas de produtos ou para manter e fidelizar esses contatos.
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Por isso, é importante saber muito sobre o e-mail marketing para pequenas empresas e startups. Essa ferramenta pode te colocar à frente dos seus concorrentes quando o assunto é contato com seus leads.
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É isso que você verá nos dados a seguir.
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Por que usar e-mail marketing para pequenas empresas?

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Você sabia que mais de 4 bilhões de pessoas usam serviços de e-mail no mundo inteiro? O e-mail marketing para pequenas empresas pode ajudar muito na relação com leads e clientes.
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Além desse enorme número de usuários, veja outros dados que podem te convencer a usar o e-mail marketing na sua empresa:
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  • O e-mail marketing é o melhor canal para nutrir (24%) e converter (21%) leads pela internet – de acordo com o Content Marketing Institute;
  • É o segundo melhor canal para distribuição de conteúdo sobre negócios, perdendo apenas para o LinkedIn;
  • Em 2019, cada dólar investido em e-mail marketing teve um Retorno sobre Investimento de 42 dólares, de acordo tanto com a DMA quanto com a Litmus;
  • Também em 2019, de acordo com o HubSpot, o e-mail marketing foi o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas.
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Esses são alguns dos motivos pelos quais você deve considerar o e-mail marketing para pequenas empresas.
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O que fazer antes de montar as primeiras campanhas?

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Depois de entender o que é e-mail marketing e por que você deveria começar a usá-lo na sua empresa, aqui estão algumas dicas antes de criar as suas primeiras campanhas!
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Conheça bem o seu público

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O primeiro passo para qualquer ação de marketing que você for tomar é entender muito bem o seu público. Para isso, o melhor a se fazer é criar uma persona.

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A persona é uma representação do cliente ideal do seu negócio. Ela é feita com base em pesquisas e pode ajudar muito a entender o seu público profundamente.
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Então converse com seus clientes ou com possíveis clientes, entenda a concorrência e busque por diversos dados do seu segmento. É isso que vai te ajudar a tomar ações mais assertivas no e-mail marketing para pequenas empresas.
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Atraia mais possíveis clientes

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É importante destacar que o e-mail não é a melhor ferramenta para atração de clientes na maioria das empresas. Ele faz parte de uma estratégia para fazer ofertas ou manter relacionamento com quem já foi atraído.
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Assim, para atrair mais clientes, o melhor a se fazer é estudar os 19 canais de distribuição. Conhecendo todos eles, é possível testar e encontrar o melhor para o seu negócio.
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Monte a sua lista

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Atraindo esses possíveis clientes através de outros canais, você pode disponibilizar conteúdos ou outras informações exclusivas em troca do seu e-mail.
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Com o e-mail e a permissão para enviar mensagem em mãos, é hora de começar o trabalho. Logo, você vai conhecer algumas dicas que podem ser usadas para promover a sua empresa com e-mail marketing.
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E lembre-se que não é interessante comprar listas. Muitas pessoas acabam comprando listas de e-mails para enviar mensagens sem autorização. Além de ser errado, isso pode resultar em processos. Ou seja, é importante se atentar à LGPD.
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7 dicas de e-mail marketing para pequenas empresas

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Agora que você sabe o que deve ser feito antes de criar as suas primeiras campanhas de e-mail marketing para pequenas empresas, está na hora de ver algumas dicas.
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São 7 dicas que vão te ajudar a criar relacionamentos, manter contatos ativos e vender mais através do e-mail marketing. Vamos lá!
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1. Use uma estratégia de funil

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Parabéns, você conseguiu atrair possíveis clientes para a sua lista de e-mails. Mas o que fazer agora? Tudo se resume a entender o momento do potencial cliente e as suas preferências.
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O melhor é montar uma estratégia de funil identificando a jornada do seu consumidor. Muitas vezes, quem cadastra o e-mail ainda não está pronto para comprar.
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Você pode entregar conteúdo e criar um relacionamento mais forte com o seu contato antes de tentar vender alguma coisa, passando ele do topo para o fundo do funil.
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2. Seu cliente também usa celular!

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Como você checa os seus e-mails hoje? Muitas pessoas estão migrando cada vez mais para os celulares na hora de checar os seus e-mails. Por isso é extremamente importante criar conteúdo responsivo.
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Ou seja, conteúdo otimizado tanto para desktop quanto para mobile. Não acredita em mim? Olha esse estudo da Adobe de 2018.
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O estudo mostrou que, naquele ano, 85% dos consumidores utilizavam o celular para checar as suas caixas de entrada. Sendo 43% desses e-mails de trabalho e 65% de e-mails pessoais. 
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3. Mostre o seu diferencial

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No mundo de hoje, você precisa se destacar! Os consumidores são bombardeados de informações e, muitas vezes, é tudo repetitivo. Uma empresa que se destaca chama a atenção.
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E é exatamente dessa atenção que você precisa para conquistar e engajar os seus clientes. Você pode se diferenciar na sua linguagem, nos seus conteúdos, na sua identidade visual…
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Enfim, há várias formas de fazer diferente. Tenha criatividade na hora de montar o e-mail marketing para pequenas empresas.
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4. Use imagens e textos

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Um dos pontos mais importantes em ações que exigem a atenção de alguém, como ela parar para ler os seus e-mails, é tornar isso algo fácil, prático e dinâmico.
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Faça de tudo para tornar o seu e-mail de fácil entendimento, usando tanto imagens quanto textos. Muitas empresas também gostam de usar gifs para deixar seus e-mails mais interessantes.
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5. Não esqueça de fazer um chamado para ação

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Um CTA (Call to Action ou Chamado para Ação) é uma forma de fazer o leitor tomar alguma ação ao ler o seu e-mail. Um exemplo é pedir que o leitor clique no link para fazer o download de um ebook.
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E quando falamos em e-mail marketing para pequenas empresas, é de extrema importância fazer o leitor tomar alguma ação. Mas por quê?
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Nem sempre essa ação vai ser uma compra. Num e-mail de conteúdo, por exemplo, você pode pedir para o seu leitor clicar num link que vai levá-lo para a próxima etapa da sua estratégia de funil.
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6. Teste muito

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Quem estuda o mercado de startups sabe da importância de testar tudo que é feito. Testes geram dados que podem ser usados para crescer cada vez mais.
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Um teste muito comum de ser feito é o teste A/B. Esse teste consiste em modificar apenas uma parte do e-mail e ver se isso surte algum resultado. O teste A/B mais comum é o de assunto do e-mail.
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No e-mail marketing para pequenas empresas, os testes podem ser a diferença entre uma empresa inovadora e uma empresa que apenas segue tendências.
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Mas não esqueça de acompanhar e medir todos os testes realizados.
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7. Segmente o público

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Uma excelente estratégia de e-mail marketing para pequenas empresas é segmentar diferentes públicos. Ou seja, analisar cada perfil de seguidor e mandar um e-mail específico para cada grupo analisado.
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Alguns exemplos de segmentação de clientes são:
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  • Quem cadastrou o e-mail numa determinada página de blog;
  • Quem realizou o cadastro de e-mail numa landing page de anúncios em redes sociais;
  • Quem participou de um evento que você fez;
  • Quem já foi acionado pela sua equipe comercial;
  • Quem já comprou algum produto seu.
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Perceba que a comunicação será diferente para cada um desses grupos de clientes. Isso vai ajudar a melhorar o seu engajamento e a construir melhores relacionamentos com a sua lista.
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Alavanque seus resultados com e-mail marketing

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Agora que você já entendeu os passos fundamentais para realizar ações de e-mail marketing para pequenas empresas, está na hora de colocar tudo em prática.
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Nesse artigo, você viu o que é e-mail marketing, por que usar o e-mail marketing para pequenas empresas, o que fazer antes de montar as suas campanhas e dicas para ter mais resultados.

Geovana
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