fbpx

Controle de jornada de trabalho em PME com ponto eletrônico

Voiced by Amazon Polly

O trabalho do Departamento Pessoal ou dos profissionais de Recursos Humanos não é menor ou menos custoso dependendo do tamanho da empresa. Esses setores lidam com questões burocráticas e muitas vezes críticas para a manutenção do bom funcionamento de um negócio.

⠀⠀⠀⠀⠀

Esses departamentos são responsáveis também, indiretamente, por controlar gastos desnecessários de pessoal e direcionar recursos financeiros ao que for preciso para o crescimento e desenvolvimento do negócio.

⠀⠀⠀⠀⠀


Por isso, é tão importante investir em projetos e ferramentas que otimizem o trabalho desses profissionais, para que consigam realizar essas funções de maneira mais célere e focar também em áreas estratégicas, como o desenvolvimento dos colaboradores da empresa.

⠀⠀⠀⠀⠀
Se colocarmos na ponta do lápis, de que forma um sistema de controle de ponto pode beneficiar um negócio?
⠀⠀⠀⠀⠀

Veja 3 tópicos cruciais que podem fazer a diferença:

⠀⠀⠀⠀⠀
1. Evita prejuízos com folha de pagamento
⠀⠀⠀⠀⠀

Fazer cálculos de folhas de pagamento a partir de controles de ponto manuais é coisa do passado. Hoje em dia, com tanta tecnologia, além de perder tempo com uma atividade intrinsecamente operacional, as chances de haver erros de cálculos são maiores. O sistema de controle de pontos gera relatórios que facilitam os cálculos de horas extras, atrasos, faltas e quaisquer descontos ou acréscimos necessários.
⠀⠀⠀⠀⠀

2. Mitiga riscos de processos trabalhistas
⠀⠀⠀⠀⠀

De acordo com o Sebrae, atualmente 70% dos negócios no Brasil são pequenas e médias empresas, e consequentemente, mais da metade dos processos trabalhistas se dão nesses negócios também. Investir em um controle de ponto digital evita falhas e oportunidades para desentendimentos entre profissionais e gestores. Os sistemas de ponto digitais são auditáveis, trazendo uma segurança a mais à empresa.

⠀⠀⠀⠀⠀
3. Controla absenteísmo (ausências)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É considerada ausência no trabalho a falta em um dia de jornada ou o atraso excessivo. Adotar um sistema de controle de ponto digital facilita o monitoramento por parte do RH e, assim, medidas preventivas podem ser tomadas para evitar abandono de trabalho ou até mesmo demissões com ou sem justa causa.
⠀⠀⠀⠀⠀
A economia financeira é apenas um dos benefícios ao adotar o controle de ponto. Ela permite o investimento em treinamentos e workshops para que os profissionais se mantenham engajados com o trabalho e tenham conquistas profissionais.

⠀⠀⠀⠀⠀
Combinado não sai caro
⠀⠀⠀⠀⠀

Considerando os modelos de gestão de pequenas e médias empresas (que muitas vezes seguem uma estrutura familiar ou não tem práticas padronizadas de administração de negócios), é essencial profissionalizar e garantir que os processos sejam cumpridos de maneira justa e adequada para líderes e liderados. A digitalização do controle de ponto deve ser encarada, por todas as partes, como algo positivo e que garante direitos e deveres para todos, sem desgastes nas relações de trabalho. O combinado, além de não sair caro, representa também mais respeito, cumprimento de regras e satisfação de todos os lados.

Geovana
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website