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Porque conhecer o meu cliente me ajuda a vender mais?

Voiced by Amazon Polly

Imagine que você é uma jovem e comprou um kit de esmalte e acessórios para as unhas em uma farmácia. Algumas semanas depois recebe um email dessa mesma farmácia com uma super promoção… de creme pós barba. 
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É decepcionante né? Mas acontece esse problema acontece frequentemente em diversas empresas. São milhares de reais gastos com marketing e publicidade quando, na verdade, esse negócio nem sabe com quem está conversando, não conhecem o seu cliente. 
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Para que isso não aconteça com você, separei 4 dicas para que você consiga conhecer melhor o seu cliente, criar conexão e conseguir a confiança dele. 
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1. Crie cadastros e formulários para poder criar sua persona
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Tenha um cadastro rápido dos seus clientes, com informações essenciais como nome, idade, data de nascimento e email. Ao passar no caixa, oferece descontos exclusivos para clientes cadastrados ou peça que ele entre no site da empresa e se cadastre para ter acesso aos descontos em primeira mão. 
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Com acesso a esses dados, você consegue entender quem é o seu público alvo e ajuda a construir a persona, facilitando a forma de comunicação que melhor se adequará ao seu público.
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2. Faça pesquisas de satisfação e opinião
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O formato da pesquisa não é muito importante, pode ser por email, telefone ou o bom e velho papel. O interessante nessa etapa é entender o que o cliente achou da experiência de compra e o que pode ser melhoradas
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3. Descubra o que atrai seu cliente
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Porque você e não o seu concorrente? O que o atraiu para a sua empresa? Foi o atendimento? Os diferenciais? O Preço? 
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Por mais que não pareça, essa informação é necessária para saber o que é mais importante para o seu cliente e também revela alguns hábitos de consumo
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4. Segmente seus clientes
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Em algumas empresas a definição de público-alvo acaba sendo extensa. Vamos com o exemplo da farmácia: quem frequenta são homens e mulheres de 18 a 80 anos… É muito impreciso, certo?
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Para fazer uma ação de marketing por email, é necessário que você segmente seu público para que essa ação traga mais resultados. Se for uma promoção de produtos para cabelo, provavelmente seu alvo será mais jovem, ao contrário de uma oferta de colas para dentaduras ou fraldas geriátricas.
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Você consegue ver como o conhecer o seu cliente, como ele pensa e consome pode facilitar suas ações de marketing e vendas? Dessa forma você consegue saber como se comunicar, com qual frequência e quais produtos ofertar. 

Geovana
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