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Como criar planejamento de mídia para PMEs

Voiced by Amazon Polly

A resistência em investir nas mídias digitais vem da falta de conhecimento. Muitos acreditam que serve apenas para empresas maiores e que o investimento financeiro é muito alto. Mas, o grande barato desse formato de comunicação é que ele é totalmente adaptável e acessível para os mais variados tipos de negócios, de todas os nichos e portes possíveis. O que difere empresas gigantes dos pequenos empreendimentos é como essas estratégias de marketing serão executadas.

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No caso dos negócios maiores, a gestão das redes sociais e o planejamento fica por conta de agências de comunicação e profissionais da área. Nas PMEs os próprios empreendedores colocam a mão na massa e com muito estudo conseguem entregar a mesma qualidade de conteúdo nas redes. Hoje vamos apresentar algumas ideias para quem deseja ter presença digital, mas não tem um orçamento robusto para isso.

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Os benefícios do marketing digital, independentemente do tamanho do negócio, são muitos. Desde a divulgação dos produtos e serviços ao posicionamento da marca, um bom planejamento de mídia pode tornar você e a sua empresa em autoridades no seu ramo de atuação, podem captar novos clientes, criar possibilidades de novas parcerias etc. A lista só cresce, mas são poucas pequenas e microempresas que sabem de fato aproveitar tudo que as redes sociais e os veículos online têm a oferecer.

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Ser visto para ser lembrado
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Uma das primeiras coisas que devem ser consideradas para mostrar a personalidade do seu negócio e ter presença consistente no mundo digital é estar em diversos canais, como perfis em diversas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), blogs, canais no YouTube, WhatsApp, etc). Isso facilita que o consumidor encontre o seu negócio online e dá mais credibilidade e peso ao nome da sua empresa.
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Esses canais também são uma excelente vitrine e meio de contato. É através deles que alguns clientes tiram dúvidas em etapas diferentes da jornada de compras e isso pode facilitar a comunicação com o seu público.
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Defina seu público
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Apesar do grande alcance que todos os meios do marketing digital possuem, é importante segmentar seu público para uma comunicação mais personalizada e efetiva. O alcance de um perfil de redes sociais pode ser ilimitado, mas em um ambiente com tantas opções e concorrência o ideal é focar em um público limitado, mas qualificado para que o seu investimento se converta em vendas e parcerias.
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Invista em fidelização
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Parte do relacionamento que você desenvolve com seu público ao longo prazo vem das estratégias escolhidas de fidelização. Por isso é tão importante comunicar da maneira certa e para as pessoas certas. Além disso, outras estratégias também podem ser implementadas, como o uso de fluxos de nutrição de leads em que é possível alimentar o relacionamento do negócio com o cliente e despertar o interesse em um novo produto. As campanhas personalizadas por e-mail também funcionam bem porque o cliente entende que aquela promoção foi feita pensando nele e em suas necessidades e demandas. 

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Conteúdo que vende

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Quando falamos em transformar uma pessoa ou negócio em autoridade em um determinado assunto, queremos dizer que quem oferece conteúdo de qualidade sobre sua área de atuação acaba se tornando fonte de consulta e pesquisa o que abre ainda mais portas para novos negócios e vendas. Invista em produção de texto que não necessariamente tem o objetivo de ofertar um produto ou serviço, mas que faça essa conversão de maneira orgânica e natural, porque o público conhece e confia no seu trabalho. 

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Não transforme suas redes em anúncio de supermercado. Isso faz com que o público às acesse uma vez e não voltem mais. 

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Entenda a linguagem de cada canal

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As possibilidades de conteúdo e de anúncios no marketing digital são inúmeras e as estratégias devem ser pensadas considerando os meios de comunicação diferentes. Estude quem é o seu público no Facebook, quem mais consome seu conteúdo no Instagram e LinkedIn, quais vídeos são mais acessados no seu nicho no YouTube. Essa análise vai te ajudar a definir a maneira de se comunicar com essas pessoas. Evite apenas reproduzir o mesmo conteúdo em todas as redes pois isso pode enfraquecer a sua marca ao invés de impulsioná-la para o grande público. 

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Respeite o planejamento

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Além de todas as dicas que demos acima, é importante também lembrar dos conceitos de previsibilidade e expectativa do seu público. Eles devem ser norteadores do seu comportamento nas redes. Uma vez que o planejamento é traçado, o orçamento é estabelecido e as estratégias são colocadas em prática, respeitando o calendário que foi criado para atender ao que o público espera de você. Esses estudos e análises acima funcionam quando aplicados da maneira correta e isso só é feito quando se conhece o comportamento dos consumidores. 

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E não se esqueça também de acompanhar os resultados e fazer quaisquer ajustes necessários para alcançar os objetivos traçados.

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A quantidade de conteúdo, pago ou não, na internet, é de fato excessiva. Chega a ser exaustivo para o público ser bombardeado de tanta informação e é por isso que adotar as estratégias corretas vão colocar você e o seu negócio em um grupo que sabe usar as ferramentas que temos à disposição para fortalecer e promover o crescimento da empresa.

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Você já pensou o que falta para que o seu negócio coloque em prática um plano de mídia eficaz?

Geovana
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