fbpx

Cuidados com estratégias mirabolantes para vender mais em datas especiais

Voiced by Amazon Polly

Durante todo ano o comércio tem oportunidades e datas que ajudam a alavancar as vendas e alguns setores saem lucrando. Saber aproveitar esses momentos de comemoração para atrair mais público para o seu negócio requer boas ideias e planejamento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os comerciantes que já têm experiência de mercado e aproveitam bem eventos de fim de ano, como Black Friday e Natal, por exemplo, geralmente se atentam a esses pontos em comum: 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Contratação de equipe e capacitação.
– Controle de estoque.
– Formas de pagamento variadas.
– Campanhas de divulgação com antecedência.
– Promoções e condições especiais.- Alinhamentos com fornecedores.


Além do óbvio

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Há também outras estratégias que vão além do trivial, como trabalhar com ações em datas específicas ao seu negócio e que podem ser positivas no quesito alcance e fortalecer o relacionamento com o cliente no intervalo entre os momentos comerciais de maior destaque. Independentemente de qual época do ano estamos, sempre tem uma data que pode ser explorada com estratégia e criatividade. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Metas são necessárias

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A cada planejamento de campanhas especiais, estabeleça metas em sua estratégia, sejam elas financeiras e também aquelas não tangíveis em valores reais (novos clientes cadastrados, alcance de novos perfis, movimento na loja, etc.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para estabelecer essas metas questione-se sobre:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Qual o objetivo macro deseja atingir.
  • Quanto precisa investir.
  • Quais recursos possui atualmente para trabalhar com essa data sem afetar negativamente a reputação do negócio.
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Não adianta criar promoções complexas ou que atingem um grande volume de clientes se a qualidade entregue pela empresa ficar comprometida e a prestação de serviço prejudicar o seu negócio ao invés de o fazer crescer. As vendas podem até ser boas, momentaneamente, mas sem considerar que o relacionamento com os clientes é construído aos poucos, você não vai longe.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Investimento em automação

⠀⠀⠀⠀⠀

Outro ponto que melhora a execução de campanhas e estratégias de vendas online é a utilização de boas plataformas de gestão de pedidos. Essa é uma grande vantagem do e-commerce comparado às vendas em lojas físicas. Por exemplo: se uma empresa que comercializa eletrônicos realiza uma promoção de 50% de desconto em um produto de grande saída e o cliente não encontra o mesmo alguns dias depois do primeiro anúncio que viu, isso torna a experiência frustrante, levando a uma crise de imagem e relacionamento. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No comércio online, a disponibilidade dos produtos e serviços deve atualiza em tempo real. Uma gestão de pedidos eficaz ajuda negócios de qualquer tamanho fazer esse controle e concluir a compra e entrega no prazo anunciado e com garantia disso. Com a automação de algumas atividades puramente mecânicas sobra muito mais tempo para planejar as próximas campanhas e trabalhar melhor o relacionamento e a fidelização dos clientes, por meio das redes sociais e outros canais de comunicação.⠀

⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, antes de se precipitar e sair usando todas as datas sem muito planejamento, apenas gerando cupons de desconto e promoções sem estudos, conheça seu público e analise seu financeiro. As ações que você executa hoje estão dentro de um escopo de trabalho que almeja o sucesso momentâneo ou perene? Pense nisso.

Geovana
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website